Audiência Pública realizada na ultima sexta-feira, 28 de abril de 2023, promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas e organizada pelo Coletivo Ecologia Integral, teve por objetivo debater o atual cenário das condições ambientais do município, especialmente o avanço desenfreado de empresas mineradoras e a falta de fiscalização ambiental pelos órgãos municipais competentes, que ameaçam os corpos hídricos e colocam em risco a segurança hídrica e alimentar.
Este evento contou com a participação de profissionais mestres na área ambiental explanando temas muito relevantes à população macaubense, tais como:

▪︎ Água, de onde vem?
Debatido pela Bióloga Mestre Alba Figueiredo , representando o Coletivo Ecologia Integral
▪︎ Como garantir que a água esteja disponível no futuro?
Debatido pelo Geógrafo Mestre Floriano Alvarez Soto, representando o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, pelo governo Estadual
▪︎ Segurança hídrica e segurança alimentar. Engenheira Sanitarista e Ambiental Amanda Silva, representando a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.

Fechando com chave de ouro, foi aberta a fala ao público, com colocações, perguntas, respontas e caminhos futuros a serem seguidos pela comunidade macaubense para proteção e manutenção dos corpos hídricos, principalmente a criação de Unidades de Conservação, como forma de proteção dos mananciais do município. Como resultado final do trabalho, foram concordados os seguintes encaminhamentos:

▪︎ Lutar pela Criação de Unidade de Conservação; ▪︎ Maior fiscalização e proteção das Áreas de Preservação Permanente – APP;

▪︎ A realização de levantamento das mineradoras existentes, informações sobre as licenças ambientais obtidas, ouvir as comunidades afetadas, e se estas estão dispostas a entrar com representação no Ministério Público;

▪︎ E solicitar a recomposição do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A participação da população macaubense abrilhantou o evento, representantes do Poder Público Municipal, de movimentos populares, de sindicatos, de profissionais da área ambiental, estudantes e militantes do meio ambiente estiveram presentes.

LISTA DOS PRESENTES

ATA DA AUDIÊNCIA

Assista a trasmissão completa abaixo: