Dentre os eventos culturais da cidade, destacam-se:

A Festa da Padroeira é a comemoração da padroeira católica da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado em 8 de dezembro, é também padroeira da Igreja Matriz, e atrai um grande público para a procissão, que ocupa, também, a Praça Matriz, um dos principais locais públicos de Macaúbas. Outros espaços públicos de destaque do município é uma réplica do Cristo Redentor e um cruzeiro, onde turistas podem escalar em uma serra.

Festa da Padroeira – 2016

Cristo de Macaúbas

Cruzeiro de Macaúbas

As tradicionais festas juninas sempre foram marcadas por muita alegria e esbanjamento de cores e sabores. O São Joao de Macaúbas sempre fez história e isso é algo que esta na mente do próprio macaubense que, realmente como sabemos entende de forró. Nesses dias de festas, ninguém consegue ficarem indiferente à explosão de alegria que atinge a todos aqueles que vêm às ruas, ou mesmo os que permanecem no recesso dos lares, numa demonstração eloquente de que as nossas tradições mostram-se bastante resistentes em relação aos solavancos e ás tentações de revolução tecnológica.

Nessa época a cidade recebe gente de todos os lugares, macaubenses que moram fora e também turistas de todas as partes que vem curtir o São João. E nos últimos anos já passaram artistas renomados nacionalmente como Banda Calcinha Preta, Banda Calypso, Banda Magníficos, Mastruz com Leite, FAGNER, Elba Ramalho, Daniel, Zeze di Camardo & Luciano, Paula Fernandes, Leonardo, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó, Teodoro e Sampaio, Milionário e José Rico e muitos outros cantaram na praça e fizeram a alegria da multidão.

Paula Fernandes – São João de 2011

A cidade de Macaúbas também recebe edições da Femac & Expoagro. Realizado em quatro dias no mês de setembro, a realização do evento é da Associação Comercial e Industrial de Macaúbas (ACIMAC), com o apoio do SEBRAE e do governo estadual. A programação traz festas, shows, comidas, palestras, feiras de artesanato e agricultura familiar. É o maior evento do gênero em sua região.  

II FEMAC – IV EXPOAGRO – 2015

A cidade é terra natal de algumas personalidades que obtiveram relevância regional, nacional ou mesmo internacional, como o político Almir Turisco de Araújo, que foi governador do estado de Goiás em 1963 e também deputado estadual e prefeito do município de Anicuns,  o futebolista Claudemir de Souza, o Cantor Pepe Moreno que ficou conhecido em todo Brasil e faz shows em toda América do Sul, O professor, historiador e folclorista Ático Vilas-Boas da Mota residiu em Macaúbas durante muitos anos e morreu no dia 26 de março de 2016 por volta das 14h em sua residência em Macaúbas-BA..

Ático Frota Vilas-Boas da Mota – Foto reprodução

A seleção do município participa do Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol desde o ano de 2004 e disputa regionais com cidades vizinhas. Macaúbas abriga o Estádio Municipal João Oliveira Figueredo, cuja capacidade é para 3 mil espectadores. Todos os anos ocorre os Campeonatos regionais da primeira e segunda divisão organizado pela LIDEM – Liga Desportiva de Macaúbas.

Estádio Municipal de Macaúbas

Há também o Ginásio Poliesportivo Euclides Defensor Menezes (KIDÃO), construído em 2008 e que abriga cerca de mil pessoas. E ocorre campeonatos de Futsal durante ano, masculino, Estudantil, feminino entre outras categorias.  

Ginásio Poliesportivo (KIDÃO – Macaúbas

A cidade tem a tradicional Escola de Capoeira Cezar que ensina os jovens a preservar essa cultura secular no Brasil e principalmente na Bahia.

Capoeira Cesar de Macaúbas


ARTESANATO

A região no coração baiano realiza-se a tradicional feira aos sábados pela manhã na Praça chamada por isso de Rua da Feira ou a Praça da Feira. Os artesões, incluindo os da redondeza, se reúnem para a exposição e venda dos artigos, que geralmente são feitos no decorrer da semana. Nelas são encontradas produtos de fiação e tecelagem, bordados, amostra de rendas, cestarias, artigos de couro (Chapéus, roupas e adornos), artigos de madeira (Colher de pau, gamela, etc) e vários tipos de cerâmicas.

A cerâmica não é industrializada, e sim folclórica, ou seja, trabalhada nas suas formas rudimentares e toscas, à mão ou com utensílios primitivos, revelando-se de influencia indígena. São produzidos na maioria utensílios de atividade domesticas de cozinha e mesa (Moringa, panelas, frigideiras, canecas, vasos, potes, etc.).

O documentário Chapéu de Palha – Resistindo ao Tempo, procura retratar a vida de alguns artesãos do interior da comunidade de Boa Madeira, localizada no município de Macaúbas. O artesanato produzido por eles serve como fonte de renda e de decoração para os diversos movimentos culturais realizados pelos próprios artesãos, tendo destaque o Samba de Roda. 

Vale a pena assistir, veja abaixo: 

Em abril de 1994, começou a funcionar em Macaúbas-Ba, uma Escola de Artesanato Mineral, numa iniciativa do professor Ático Vilas Boas, através de um projeto empreendedor da Fundação Cultural Professor Mota.

Em parceria com a prefeitura de Macaúbas, Secretaria de Geologia e Transformação Mineral – SGM. A escola iniciou suas atividades com cerca de 120 alunos nos anos de 1994, em 1998 transformando em Associação dos Artesãos de Macaúbas tendo a frente os artesãos Robério Defensor, José Costa, José Adenilton e Leonardo Rêgo.

O objetivo da entidade era utilização dos  os rejeitos da extração do quartzito azul,  e outros minerais, o quartzito azul   de rara   beleza Macaúbas  e Boquira sendo o único produtor desse mineral localizado à 648 km de Salvador, na Chapada Diamantina Meridional esse Quartzito azul domortierita.

Nesse contexto entra o trabalho dos artesãos que imprimem na pedra arte visual que possibilita as mais diversas criações talhada nos movimentos das cores azul com listras superposta. Formando “degrades” de encher os olhos. O resultado fascinante é que apesar da dureza de 8.0,72 na escala de zero a dez dessa pedra, permite uma leveza da arte figurativa que se impõe sempre como exclusiva pela raridade de sua matéria prima.

Beleza Macaúbas

VENHA CONHECER!

Endereço: Avenida Professor Ático, Mota 907 (Entrada da Cidade) – Macaúbas – Bahia.

E-mail: artesanatobelasartes@outlook.com – Fone: (77) 9 9976-1772


 

GUIA TURÍSTICO DE MACAÚBAS

Veja Aqui

GALERIA DE FOTOS

Veja Aqui