A Associação de Capoeira “César” tem com o objetivo de tirar crianças e jovens das ruas, do álcool e das drogas, realizando um acompanhamento escolar e educativo. A capoeira é uma arte multidimensional, o que significa dizer que é ao mesmo tempo dança, luta, jogo e música. Estes múltiplos aspectos se desenvolvem na roda, um ritual criado pelos capoeiristas que encena, por intermédio da performance corporal e rítmica, o movimento da grande roda do mundo. Por esse motivo, nossa missão é educar o espírito humano através da doutrina, respeito, hierarquia, companheirismo e paciência ao próximo.

Fundada em 20 de Maio de 1990, a associação possui mais de 200 alunos, atendendo comunidades com Sta. Terezinha, “Cristais”, Pajeú, Gameleira, Botuporã e Vale Verde (Paratinga) e conta com uma equipe de 03 professores na sede, além de vários alunos graduados. O Mestre, fundador da associação, Mário César no ano de 1999, desenvolveu junto a Prefeitura Municipal de Macaúbas e Projeto Viver e Educar Capoeirando, esse projeto atendeu mais de 100 crianças e adolescentes carentes da comunidade, desmistificando a capoeira em nosso município com trabalho social, acompanhando o desenvolvimento escolar e levantando bandeiras da luta contra as drogas, promovendo caminhadas e atos públicos para conscientizar os jovens e capacitando futuros profissionais, que hoje são professores de capoeira.

A Associação vem participando de encontros em toda Bahia promovendo trocas culturais e fomentando eventos em nossa cidade para a motivação da prática do esporte, contribuindo com agente educador e modificador de crianças e jovens da comunidade durante 27 anos. No ano de 2006 a capoeira deixou de receber subvenções municipais devido ao custo com Contador para prestação de Contas, de lá para cá vem sobrevivendo de doações. No ano de 2014 a Associação foi contemplada com o Ponto de Cultura, como o Projeto Capoeira: Instrumento de Inclusão Sócio Cultural, as atividade foram iniciadas no ano de 2016 e atende apenas 80 beneficiários, deixando de atender uma lista de mais de 30 alunos que espera por vagas remanescentes e atendendo 50 alunos com ajuda de comerciantes, doações e ajuda de custo de alguns alunos. No mesmo ano (2014) teve participação nos Projetos Governamentais como Pró-Jovem e Mais Educação, porém suspensos neste ano. E em 2016 se tornou membro e representante do Território da Bacia do Paramirim no Salve Guarda Capoeira, projeto do IPHAN.

Neste ano (2017), o Ponto de Cultura com Projeto Capoeira Instrumento de Inclusão Social, foi para seu segundo ano e abriu inscrição para 100 crianças, a Prefeitura Municipal de Macaúbas, juntamente da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo se comprometeu em ajudar financeiramente  a partir de setembro deste ano a Associação com o Projeto Viver e Educar Capoeirando II e a Secretaria de Ação Social, através do PETI, contratou um monitor da Capoeira César para atender crianças beneficiadas pelo programa. Tais projetos atendem a demandas e público especifico, a associação vem aceitando novos atletas que possa contribuir com uma ajuda de custo e está com um biblioteca comunitária, com acesso à internet para pesquisar e atender demandas dos beneficiários da associação.